Maio Amarelo: um mês dedicado à conscientização no trânsito

maio amarelo blog

Você sabe o que é o Maio Amarelo? Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

Isso porque o número de mortes no trânsito é alarmante não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Um levantamento feito pela Seguradora Líder em nove estados brasileiros mostra que houve mais registros de mortes no trânsito, em 2018, do que crimes hediondos como homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Somente durante o primeiro trimestre de 2019, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 116 mortes no Paraná, uma alta de 27,5% em relação ao mesmo período de 2018, quando 91 pessoas morreram. Essa é uma amostra do cenário vivido por motoristas brasileiros que ainda não contam com educação no trânsito desde pequenos.

No mundo, são três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, sendo a nona maior causa de mortes no planeta. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Durante todo o mês, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, organizam ações e atividades para conscientizar as pessoas sobre como ações simples (que deveriam ser regra), podem evitar acidentes e mortes, como não dirigir embriagado, respeitar os limites de velocidade, colocar as crianças em cadeiras compatíveis com a idade, entre outros.

E você, o que tem feito pela melhoria do trânsito?

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑