Crianças merecem atenção redobrada no verão

O verão 2018/2019 promete altas temperaturas. Com o período de férias escolares nessa estação, as crianças ficam mais expostas ao sol e os é preciso redobrar os cuidados em relação à hidratação, à alimentação, ao vestuário e ao tempo para ficar ao ar livre.

As brincadeiras debaixo do sol devem ser realizadas em horários específicos, evitando os momentos de pico. Também é importante um equilíbrio entre a alta temperatura externa e o ar condicionado dos ambientes fechados. A exposição solar deve ser evitada entre 10h e 16h, por conta da radiação solar. A partir dos 6 meses, usar protetor solar e repelente.

O fator de proteção solar deve ser no mínimo 30, mas vale consultar o médico pediatra para fazer a melhor escolha. O produto deve ser passado na criança 20 minutos antes da exposição ao sol, sem esquecer das dobrinhas, orelhas e peito do pé.

Em relação aos repelentes, os mais indicados são à base de Deet e Icaridina, que protegem também contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e podem ser aplicados até três vezes ao dia.

Nesta época, as crianças estão mais propensas à desidratação. Por isso, ofereça líquidos para a criança, de preferência água, pois a necessidade hídrica aumenta com o calor.

A pele das crianças também precisa de cuidados. Hidratar pele com maior frequência quando utilizar piscina e quando tomar banho de mar. Dê preferência aos hidratantes à base de água ou aloe vera, que têm propriedades calmantes.

Uma dica importante é atentar para locais que possuem piscina. Nunca deixe a criança sozinha. Nessa época do ano, são muito frequentes acidentes relacionados com afogamento em piscinas tanto em casa quanto fora dela. Quem possuir piscina em casa, o ideal é ter proteção para as crianças. Se for a alguma casa ou hotel não descuidar da criança. É importante ter cuidado para poder desfrutar das férias com tranquilidade!

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑