Volta às aulas: do peso da mochila ao trajeto à escola, cuidados são indispensáveis

Fevereiro começou e chegou ao fim as férias escolares. As famílias já começam a planejar o retorno às aulas. Não só os alunos, mas os pais também criam expectativas no retorno às aulas e é preciso preparação, incentivo e motivação. Além do material escolar, os pais precisam estar atentos a ao peso da mochila, tipo de calçados e à saúde e segurança das crianças.

A mochila é um item que quase sempre causa “briga” entre pais e filhos no início do ano. Os fabricantes sempre lançam novidades que fazem os olhos das crianças brilharem, mas que nem sempre são as mais adequadas para o tamanho, idade e utilização das crianças. O peso carregado não pode ultrapassar o equivalente a 10% do peso corporal da criança para não prejudicar a coluna.

A escolha entre o modelo de alças ou de rodinhas vai depender do terreno que a criança vai enfrentar. Assim, se for preciso subir escadas, as mochilas com alças são melhores, porém, se ela percorrer um espaço livre e horizontal, pode utilizar as de rodinhas. Para o modelo com alças, a orientação é que a mochila tenha o tamanho igual ao das costas da criança, com duas alças largas, acolchoadas e fáceis de ajustar, com ajustes firmes e compartimentos para que os materiais escolares sejam arrumados e estabilizados. Agora, se a escolha for pelo modelo de rodinhas, é recomendável prestar atenção em como a criança puxa a mochila. O ideal é que o aluno fique reto  e não faça uma curva nas costas.

Também é importante que as crianças utilizem calçados confortáveis e flexíveis. Geralmente os pais escolhem os mais baratos e os mais fáceis de limpar. Entretanto, o ideal é optar por um produto que traga conforto, além de ser resistente e com amortecimento. Uma dica que ajuda bastante é, na hora de provar, apalpar a ponta dos dedos da criança por fora do calçado. O ideal é estar sobrando de um a dois centímetros de distância entre os dedos e a ponta do tênis.

Outra dica está relacionada à escolha das meias. Tão fundamentais quanto o calçado, as meias devem proporcionar conforto aos pés, pois são elas as responsáveis por proteger as articulações.

Este ainda é o momento ideal para fazer um check-up oftalmológico  e cuidar da saúde ocular dos filhos. Estima-se que de 10 a 15% das crianças em idade escolar apresentam problemas oculares que podem influenciar o comportamento e o desempenho acadêmico, ocasionando sérios prejuízos nas fases de alfabetização e de  aprendizagem de crianças e adolescentes.

No trânsito, a atenção deve ser a mesma. Seja de carro, de ônibus escolar ou de linha, de bicicleta ou a pé, crianças e adolescentes podem sofrer acidentes. Por isso, o uso de cinto de segurança e cadeirinhas adequadas ao peso e idade da criança são fundamentais.

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑